Arranha-Terra (arranha ceu subterraneo)


Você já ouviu falar de "arranha-terra"? Pois Earthscraper ou "Arranha-terra" é o nome do arranha-céu subterrâneo criado por uma empresa de arquitetura mexicana. Com 65 andares, o prédio tem o formato de uma pirâmide invertida e chega a 300 metros de profundidade.
Concebido para ocupar o centro da Praça Zocalo, a principal da cidade do México, o edifício tem andares para residências, escritórios, um shopping e um museu. O buraco de 240m x240 no centro da praça seria coberto com um piso de vidro. Assim, a luz exterior chegaria ao prédio.
A forma de pirâmide invertida com um centro oco foi escolhida para que todos os espaços habitáveis pudessem aproveitar a luz natural e a ventilação. Isso deixaria a construção menos claustrofóbica. Ao mesmo tempo em que apresenta uma alternativa para a falta de espaço para novas construções, o Earthscraper não viola as leis de construção mexicanas que proíbem a demolição de prédios históricos e limitam a altura de novos edifícios em oito andares.

 

http://rockntech.com.br/wp-content/uploads/2011/10/earthscraper_2-580x386.jpg 
 No centro da pirâmide há uma abertura que preenche quase que praticamente todo o espaço interno, dessa forma propicia-se luz natural e ventilação natural para os habitantes. Dentro dela haveria andares repletos de lojas, escritórios, hotéis, além de museus e anfiteatros reservados para shows musicais e culturais. Alguns pisos seriam feitos de vidro ou de qualquer outro material transparente, para que os visitantes dos andares inferiores possam ver o que está acontecendo em cima e vice-versa. Já existem prédios assim no mundo, muitos deles no Japão, mas nada tão magnífico quanto este projeto.
 
 
 
 
 
 O projeto da BNKR Arquitectura foi um dos finalistas em uma competição promovida pela revista eVolo para celebrar as melhores idéias no que se trata de arranha-céus. 
copiado de http://www.tudosobrearquitetura.com/2011/11/arquitetos-criam-arranha-ceu.html

Comentários