Energia Eólica

Energia Eólica é sem dúvida a tendência do futuro para que possa haver um mundo mais sustentável com menor impacto ambiental para a produção de eletricidade. 
O ponto que gostaria de tocar aqui neste artigo é questionar por qual motivo no Brasil não há investimentos em energia eólica, visto que temos milhares de quilômetros de litoral (locais onde há maior oferta de ventos constantes, viabilizando mais facilmente os projetos que usam a força do vento para a geração energética). Existem projetos já testados de parques eólicos que provaram não só ser uma boa alternativa, mas também que são economicamente viáveis, pois mesmo com o grande investimento, eles conseguem se sustentar também do ponto de vista financeiro. 
As fontes de energia alternativa por dependerem de forças da natureza não substituem o padrão atual adotado pelo Brasil, que é um mix entre energia hidrelétrica, energia nuclear e energia termoelétrica, mas se fossem feitos investimentos adequados, poderíamos reduzir o impacto ambiental causado pelo nosso consumo de energia. 
Em casa nós podemos até implantar soluções alternativas com painéis solares e pequenas turbinas eólicas de geração de energia, mas o investimento não se compensa, pois os sistemas de pequeno porte são comprovadamente economicamente inviáveis, servindo apenas para quem tem interesse em investir um bom dinheiro para causar menos impacto ambiental. De todo modo, os sistemas Grid Tie estão se tornando mais populares. Estes sistemas representam uma grande economia na implantação de sistemas de energia alternativa pois eles dispensam o uso dos bancos de bateria e os controladores de carga (que juntos são a parte mais cara de um sistema destes, visto que as baterias estacionárias são muito caras e tem vida útil de no máximo 5 anos, enquanto que a vida útil dos sistemas de geração é estimada em mais de 20 anos). 
Por isso que comecei este texto reclamando da falta de atuação dos governos (federal, estadual e municipal) ao não investirem neste tipo de sistema, visto que poderia ser uma boa para toda a população. Uma sugestão minha seria a de zerar os impostos de importação dos produtos relacionados aos sistema de geração de energia eólica e solar e também a estimulação para que fabricantes possam se instalar no Brasil produzindo produtos de custo mais acessível, finalmente tornando o sistema viável. 
Outra sugestão que acho interessante, seria se os prédios públicos investissem nestes sistemas para otimizar o consumo de energia elétrica. Seria muito legal ver este tipo de sistema sendo utilizado em larga escala em todo país. 
Também seria legal haver um investimento deste tipo por parte das empresas de grande porte, que tem capital para investir em otimização do uso dos recursos naturais. Uma revisão arquitetônica de alguns prédios pode otimizar o uso da iluminação natural por exemplo, ou ainda podem gerar uma redução na entrada de calor, fazendo com que o uso dos aparelhos de ar condicionado seja menos intenso. 
São apenas sugestões, mas que podem fazer uma grande diferença e se todos nós utilizarmos os nossos recursos de maneira mais inteligente, certamente teremos tempo de contornar os problemas ambientais e climáticos que podem por fim à vida no planeta Terra se nada for feito a tempo.
copiado de: http://videosespetaculares.com/energia-eolica

Comentários