Como escolher um celular - Relação custo x beneficio de um smartphone

Na nossa era, quase todos tem smartphone. E todas as marcas vivem lançando smartphone atrás de smartphone. A questão já nem é “devo ter um smartphone”, ela é outra. Como escolher o melhor smartphone? A tarefa é hercúlea (são tantos, com tantas especificidades), mas felizmente nós podemos ajudar.

O que é smartphone?
Está pensando comprar smartphone mas ainda não sabe muito bem o que isso significa? Continue lendo. Um smartphone é um celular inteligente. E você pergunta, como assim? É um celular que permite muito mais além das clássicas chamadas de voz e sms. Um smartphone tem sempre um sistema operacional, Android, Windows, iOS, não interessa. E ele tem sempre um software que permite pelo menos duas coisas: a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet e a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal. Simples. Mas saber como escolher o melhor smartphone já não é tão simples. O jeito é conhecer bem e analisar todos as especificidades de um celular e só depois deduzir o melhor smartphone custo x beneficio.
Procure os menores preços
Atualmente, a grande maioria dos smartphones funcionam com touchscreen ou teclado digital. Se puder, escolha sempre touchscreen porque fica bem mais fácil e intuitivo usar o celular. Mas tenha sempre uma coisa em mente: escolha o celular de acordo com as suas necessidades. Tem smartphones de 300 reais e tem outros de 3000 reais. Para quê dar 3000 reais por um smartphone com tecnologia 4G, câmera de 13 MP, tela de 5 polegadas com full Hd se você não vai usar nem metade das funcionalidades do aparelho?

Sistema Operacional
Se o smartphone é da Apple, o seu sistema operacional vai ser sempre o que a marca desenvolveu: o iOs. Mas se o celular for de qualquer outra marca, o sistema operacional pode variar. Na dúvida, escolha Android. E escolha sempre o 4.1 ou acima. Porquê? Usabilidade e compatibilidade. Se ainda assim, quer saber que outros sistemas operacionais estão por aí, anote: Asha/s40, Firefox OS e Windows Phone (esse último é bom também).

Bateria
Quem quer ter um smartphone, quer poder usar bastante durante o dia e por isso é importante garantir que o seu novo celular tem muita autonomia. Problema: a grande maioria dos smartphone tem uma super bateria mas também consomem muito dela em quase todas as funcionalidades. Se ficar consultando o newsfeed do Facebook de 5 em 5 minutos, claro que a bateria vai esgotar antes das 24 horas terminarem, não é?
Para utilizadores muito ativos, a bateria com autonomia de 72 horas ou mais é o indicado. Mas cuidado. Não escolha um smartphone pela sua super bateria para depois ficar perdendo nas outras funcionalidade. Fique esperto! E se puder atente-se nos recursos que ajudam a economizar bateria, como o Snapdragon 800 da Sony.

Conectividade
Conetividade é tudo para quem usa smartphone. Tem celulares com wireless e com internet e depois tem celulares com tecnologia 3D! Ah! E agora tem também aparelhos que já estão usando tecnologia 4G. O que você deve considerar? Onde você usa seu celular. Você quer muito estar sempre ligado na internet mas vive num local com uma cobertura meio fraquinha de wireless? Então aposte em 4G, sem dúvida (se tiver o dinheiro, claro). Você nem quer muito estar sempre ligado e está sempre em locais cheios de wi-fi? 3D chega então. Não adianta investir em smartphones sem 3G pelo menos. Muito desatualizados.
Cuidado! Veja bem o processador que está usando também. Você vai querer um dual core ou um quad core para combinar com a sua tecnologia 4G, não é?

Acessórios
Todo o mundo adora acessorizar. Geeks não são exceção, não é? Mas se você não for daqueles hipster que tem que ter a última capa para smartphone assinada por Marc Jacobs e quer ser apenas prático, o melhor é cingir a sua compra de acessórios a duas coisas: fones e cartão de memória para expandir a memória do seu celular (esse último é obrigatório)! E parabéns, comprando só esses dois itens, você acabou de poupar centenas de reais!


Câmera
13 MP ou 4MP? Smartphone com dual camera ou com uma câmera só integrada? Antes de responder a isso, se pergunte: eu vou fazer muitas fotos? Vou. Para quê? Para guardar? Para postar nas redes sociais? Para atualizar o meu blog de viagens? Se a sua resposta foi para atualizar o meu blog de viagens, escolha as câmeras com melhor resolução, aquelas que até filmam em HD. Se não, se ligue noutra funcionalidades bem mais importantes.

Pronto para conhecer as nossas propostas? Sony, LG e Samsung estão na corrida para o prêmio de melhor smartphone custo beneficio.
1. Smartphone LG Optimus F5 P875 GSM Desbloqueado
LG está bombando. Não é surpresa para ninguém! O Smartphone LG Optimus F5 P875 GSM Desbloqueado ganha muitos pontos na relação qualidade/preço! Especificidade? Vamos a isso: tela de 4.3 polegadas, Android 4.1 Jelly bean (que você pode ir atualizando), Câmera 5MP (nem muito boa, nem muito má), processador dual core 1.2GHz (N-I-C-E) e tecnologia 4G. O melhor? 700 reais por tudo isso… Difícil fazer melhor.
Mais curiosidades do aparelho são as funcionalidades QSlide (para visualização simultânea de duas telas) e Qtranslator (baixe os dicionários online das línguas que quiser e use).

2. Smartphone Sony Xperia Z1
A corrida não seria oficial sem um “concorrente” da Sony. O Smartphone Sony Xperia Z1está aí representando essa gigante. Esse é para quem vai querer usar o smartphone quase como um tablet e vai até usar para assistir TV. Os 2000 reais compram tecnologia 3G e suporte 4G, Android 4.2, super câmera de 20 MP (com recurso SteadyShot e possibilidade de filmar em Full HD), TV Digital integrada para você assistir na super tela de 5 polegadas (ou não fosse um celular Sony). Mais? Pode cair dentro de água que não tem problema. Ele resiste! Ir na praia vai ser bem menos perigoso…
Ah! O potente processador Qualcomm Snapdragon 800 leva mais agilidade e velocidade para o smartphone Sony, combinando com o processador quad-core 2.2 Ghz com 2GB RAM. Baixe todas os apps, jogue todos os jogos, navegue a internet quanto quiser, o Snapdragon 800 ajuda a economizar bateria.

3. Smartphone Samsung Galaxy S4 I9505 4G GSM Desbloqueado
O Smartphone Samsung Galaxy S4 I9505 4G GSM Desbloqueado conquista pelo design. Compacto (7.9 mm), leve (130 gramas), elegante, esse celular tem aquele charme! Melhor que isso, só as funcionalidades. O processador Quad Core 4G combinado com o Android 4.2 garantem uma navegação ultra rápida na internet e em vários dos aplicativos que o celular já traz incorporados. E se tudo isso não fosse já suficiente, a certeza de mais rapidez ainda está na tecnologia 4G do bicho. Chega de vantagens? Nada disso. A câmera de 13 MP é convincente para quem se liga em viajar e clicar fotos em todo o lado. Chega de carregar a câmera atrás porque a resolução da câmera do celular não chega. Essa chega sim! E pode guardar todas as fotos que quiser porque o Smartphone Desbloqueado Samsung Galaxy S4 I9505 Preto tem memória expansível de até 64 GB. Já mencionei a tela Full HD Super AMOLED com 5 polegadas?

4. Smartphone LG G2 D805 Desbloqueado

Mais uma proposta da LG, dessa vez uma proposta topo de gama. Os destaques? A excelente bateria de 3000 mAh com tecnologia de alta densidade SiO+, o Processador Quad Core 2.26GHz (com Snapdragon 800 Quad-Core da Qualcomm), a tela de 5.2 polegadas resolução Full HD, o Android Jelly Bean 4.2, a Câmera de 13 MP com zoom óptico 8X e recurso Shot & Clear.

Comentários