Como instalar aplicativos android direto no cartão SD


Fala meu caro amigo estenoso, tudo bem com você?
Recentemente adquirir um smartphone com android e fiquei fissurado, entrei da loja do google e comecei a baixar um monte de aplicativos e jogos.. porém com menos de uma semana o meu celular começou a ficar lerdo, daí percebi o porquê...

Os aplicativos android são instalados diretamente na memória do celular e não no Cartão SD, Grande problema, afinal, eu sempre gosto de ficar instalando aplicativos sem utilidade e engraçados, enfim, fiquei triste porque fuçei, fuçei e fuçei o celular e não achei nenhuma opção que mudasse o destino de instalação de aplicativos, porém, comecei a pesquisar, como que eu poderia fazer e para a minha felicidade, eu consegui.

Aprenda aqui como fazer para instalar seus aplicativos diretamente no cartão SD, poupando a memória do seu celular!


AVISO: O tutorial abaixo foi feito usando um Sony Xperia Play com o Android 2.3.4. Os resultados dos passos mostrados no artigo podem variar conforme o aparelho e a versão do sistema operacional.

Para instalar apps direto no cartão SD, você vai precisar de dois programas:


Instale os dois programas no computador. Com tudo instalado e atualizado, é hora de preparar o celular

1) Configurando o aparelho celular
Selecione o menu do seu Android, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”. Dentro dessa área, escolha a opção “Desenvolvimento”.
Aqui, você deve escolher “Depuração USB”. Com isso, você poderá incluir comandos para o Android diretamente do seu computador, contanto que o aparelho esteja conectado a ele via USB.
Feito isso, é hora de instalar os drivers do seu celular no computador. Caso você não tenha os arquivos de instalação, pode checar no site oficial do aparelho.
2) Enviando comandos para o Android
Com tudo conectado, vá até a pasta onde foi instalado o Android SDK. Geralmente, o endereço é o seguinte: C:\Program Files (ou Arquivos de programas)\Android\android-sdk\platform-tools.

Dentro da pasta, abra uma janela de prompt de comando segurando a tecla SHIFT e clicando com o botão direito do mouse. Você logo verá a opção para abrir a janela. Fazendo desta maneira, o endereço da pasta já será incluído automaticamente no prompt.
Digite o comando “adb devices” na janela. Dessa forma, você poderá verificar se o seu celular está realmente conectado e disponível para a configuração. Se tudo der certo, você verá o código do aparelho nesta tela.
3) Configurando o endereço de instalação de apps
Agora que computador e celular estão conectados, é hora de realizar a mudança de endereço de instalação de aplicativos. Na janela de prompt de comando, digite o seguinte comando: adb shell pm setInstallLocation 2
O comando deve ser incluído da maneira mostrada abaixo.
Feito isso, reinicie o seu celular. Com o aparelho já reiniciado, realize o download de um app na Google Play Store. Após terminar de baixar, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”.

Dentro dessa opção, escolha “Gerenciar aplicativos”. Na aba “Cartão SD”, você encontrará os aplicativos instalados no cartão de memória. Caso tudo tenha dado certo, o app que você acabou de baixar estará nessa seção.

4) Revertendo a configuração
Caso você tenha interesse em deixar o seu celular com a configuração de fábrica, basta repetir tudo até o começo do terceiro passo. Em vez de incluir o comando “adb shell pm setInstallLocation 2”, inclua o seguinte: adb shell pm setInstallLocation 1

O número 0 representa a função de instalação de novos apps na memória interna do celular, enquanto o número 2 representa a inclusão dos aplicativos diretamente no cartão de memória.

Fonte: Tecmundo


Não era isso que estava procurando? Procure abaixo o que deseja:

Comentários

  1. alguem fez isso? deu xerto?

    ResponderExcluir
  2. Há tempos procurava um meio de liberar a memória interna do aparelho. Valeu pela dica, realmente funciona.

    ResponderExcluir
  3. tentei fazer no android 4.0 ice cream sandwich e não deu certo....

    ResponderExcluir
  4. ... e como se instala o Android SDK? Estou tentando aqui e, é super complexo...

    ResponderExcluir
  5. gente esse tutorial é muito bom, consegui salva todos os meus apps no cartao de memoria, confesso que é um pouco complicado no começo, depois peguei jeito e consegui fazer tudinho sem erro nenhum. OBS: fiz isso foi no meu Samsung Galaxy y duos S6102B.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!!!
Volte sempre!