Como escolher o melhor HD externo.

Atualmente mídias de dvds não são mais usadas para armazenar dados, as antigas mídias foram substituídas por Pen Drives e HD externos.
Você pretende comprar um HD externo mas não entende nada de tipo de USB, velocidade, qual HD externo se adéqua melhor às suas necessidades, pois bem, vejamos a seguir algumas dicas tiradas do site do Magazine Luiza de como comprar um HD perfeito para você.

Em primeiro lugar, o seu computador deve ter porta USB 2.0, pois se utilizar as antigas portas USB 1.1 a velocidade de transmissão de dados pode ficar prejudicada. A maioria dos PCs atuais possui porta USB 2.0. Outras portas, com velocidades de transmissão ainda maiores, começam a surgir no mercado. Vale a pena ficar de olho nelas: FireWire 400, com velocidade semelhante a USB 2.0; FireWire 800, com velocidade duas vezes superior ao USB 2.0; e a E-Sata, com velocidade quase duas vezes superior ao FireWire 800 e três vezes superior ao USB 2.0.

Basicamente, existem dois tipos de HDs externos: de 3,5", também conhecidos como de mesa, e os portáteis de 2,5". Suas capacidades, em ambos os casos, podem variar de 250GB a 2TB (mesa) e de 80GB a 250GB (portáteis). Então, como saber qual o modelo ideal?

Os HDs externos de mesa são mais indicados para backups e para situações em que não existe a necessidade de transportá-los, pois podem sofrer danos com batidas ou quedas. Já os portáteis, normalmente, resistem a choques, sendo indicados para quem precisa levá-los para cima e para baixo, no bolso ou na mochila. A diferença básica entre os dois tipos está na forma como ambos armazenam as informações. Nos de mesa, os dados são gravados em uma fita magnética que reveste discos de metal. Já nos portáteis, o armazenamento se dá através de chips regraváveis que utilizam memória flash.

Comentários

  1. Eu estava esperando você falar das marcas de HD externo do mercado, as mais confiáveis, maior garantia, etc. Falar dos preços e onde podemos encontrar mais barato sem medo de ser trambique... Acho que esperei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou nenhum especialista, postei esse artigo para ajudar na escolha dos HD's externo, no sentido de qual tipo comprar, que tipo de USB, enfim.
      Mas, minha opinião, tenho 2 HD's externos da Samsung, esses que aparecem na fotos, 1 de 1TB e outro de 500GB, nunca tive problemas com eles.. até recomendo!
      Aí, onde comprar, recomendo que compre em lojas mais reconhecidas, como Walmart, submarino, americanas...
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas, em outros sites não haviam essas informações sobre a diferença entre mesa e portátil, eu mesma ia escolher pelo preço! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Boa dicas!
    Noutros sites não explicam a diferença entre mesa e portátil!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Os HD de mesa utilizam a fita magnetica e os portateis a memoria flash. Qual dos dois é mais seguro para os dados? me preocupo com o armazenamento a longo prazo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!!!
Volte sempre!