terça-feira, 18 de setembro de 2012

Forno que transforma água salgada em potável



Com uma tecnologia simples, o designer italiano Gabrielle Diamanti desenvolveu um produto capaz de dessalinizar água salgada e transformá-la em água potável. O Eliodomestico, como é chamado o projeto, levou 7 anos para ser concluído e já participou de exibições na Itália, França e Espanha.


A invenção é uma espécie de forno cerâmico dividido em três partes. A água salgada é armazenada em um recipiente preto. Com o calor do sol, o vapor de água é empurrado por pressão e condensado. Por meio de um tubo, escorre para a bacia de coleta.

O Eliodomestico não usa eletricidade, não tem filtros, possui manutenção simples, pode ter bom impacto para a economia local (e nenhum para o meio ambiente), e tem capacidade de dessalinizar até 5 litros de água em um dia. Segundo o site oficial do designer, o produto é feito de materiais largamente usados e disponíveis e as tecnologias envolvidas na produção são simples e populares. O custo estimado é de 50 dólares.

2 comentários:

  1. Desenvolvimento de produto? Esta técnica já é bem antiga e chama-se OSMOSE INVERSA. Inclusive era utilizada em navios para resolver o problema de água durante longas viagens. De novo, só a embalagem bonitinha, a ser vendida aos trouxas a 50 dólares....

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela materia, otimo conteudo.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!!!
Volte sempre!