segunda-feira, 9 de julho de 2012

10 de julho, dia nacional da pizza

Se tudo que é bom tem seus dias especiais, a pizza não poderia ficar de fora, essa deliciosa "refeição" que é popular em praticamente todo mundo, muito difícil achar alguem que não goste de pizza.. enfim, abaixo você vai saber mais sobre a pizza e a criação dessa data!

"O Dia da Pizza é comemorado desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração. 

A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi"s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São paulo.

Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.


Após aterrissar no Brasil, a pizza, alimento típico  de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Na Bahia, por exemplo, a Companhia da Pizza serve pizzas de rapadura. Em Curitiba, o Avenida Paulista Pizza Bar oferece a seus clientes uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e, até, pétalas de rosas. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição, e em Porto Alegre não poderia faltar a pizza de picanha.

As cidades de Nova Iorque e São Paulo se destacam quando o assunto é pizza. Embora a origem desse alimento seja européia, os verdadeiros devoradores se encontram do outro lado do oceano." fonte: Porto Alegre

Então, para comemorar esse dia gostoso, vou ensinar você, como fazer a massa de pizza rápida, usando o liquidificador:
Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite 
  • 1 ovo 
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 colher de chá de açúcar 
  • 1 colher sopa de margarina 
  • 1 e 1/2 xicara de chá de farinha de trigo 
  • 1 colher sobremesa de fermento em pó 
O recheio fica ao seu critério, mas a pizza básica é molho de tomate, queijo e orégano.
Modo de fazer:

No liquidificador bata o leite, o ovo, o sal, açúcar, a margarina, a farinha de trigo e o fermento em pó até que tudo se misture
Despeje em assadeira para pizza,untada com margarina leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Está pronta a sua massa, agora é só rechear a gosto e levar ao forno de novo até derreter o queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!!!
Volte sempre!