10 dicas saudáveis para nós sedentários

Ficar em forma e ser saudável pode, às vezes, fazer-nos pensar que é necessário um grande esforço. No entanto, há muitas técnicas saudáveis que nos vão ajudar a a fazer mudanças na nossa saúde sem grandes tarefas. Para o ajudar a fazer a mudança necessária que precisa para um ritmo de vida saudável, leia o nosso top 10 de dicas de saúde para pessoas preguiçosas.

Inclua exercícios físicos na sua rotina diária
Muitos de nós pensamos que é preciso gastar horas a suar num ginásio para ficar em forma. No entanto, apesar de muitos exercícios intensos serem benéficos, eles também podem ser extremamente chatos e aborrecidos e não serem absolutamente necessários. Muitas pesquisas demonstraram que a atividade física regular pode ser mais eficaz do que treinos esporádicos. Então, em vez de se atribuir um "tempo de exercício" específico de apenas um dia, tente salpique o seu dia com pequenos momentos suaves de exercícios físicos, tais como subir as escadas em vez do elevador, fazer a lida da casa, ou andar a pé enquanto observa as montras das lojas na sua hora do almoço.

Prepare as suas próprias refeições
Todos nós sabemos que a ingestão de produtos frescos e caseiros é boa para nós, ainda que muitos de nós fiquemos cansados ​​demais para preparar um prato de comida depois de um dia intenso no emprego. No entanto, em vez de cair na armadilha de confiar no supermercado onde comprou as suas refeições prontas a aquecer e que podem carecer de valor nutricional, tente cozinhar os seus próprios pratos saudáveis. Ao cozinhar refeições saudáveis em grande quantidade ao fim-de-semana, você fica mais descansado por ter abundância de escolhas saudáveis ​​no seu frigorífico para aqueles dias em que está cheio de preguiça de cozinhar.

Adote um animal de estimação
Se você quer ser saudável sem fazer grandes esforços, adotar um animal de estimação poderá ser o caminho a percorrer. Muitos estudos têm demonstrado que muitos donos de animais têm melhorado a sua saúde física e mental,. A sua pressão arterial baixa, a sua capacidade de lidar com os efeitos adversos da vida aumenta, os níveis de stress reduzem. Para aqueles preguiçosos que precisam de um incentivo para melhorar a sua vida, adotem um cão, por exemplo, e vão passear com ele para fora. Você precisa de sair e de se manter ativo.

Exercício enquanto vê televisão
Ficar vegetal até criar raízes em frente ao seu televisor é bem capaz de ser a maneira mais rápida de acumular umas gordurinhas indesejadas. No entanto, os amantes de sofás não precisam de desesperar, existem muitas maneiras de nos mantermos saudáveis e activos em frente ao écrã. Para ficar em forma, tente incluir um pequeno conjunto de exercícios durante os intervalos dos programas televisivos. Levante-se e sente-se várias vezes na cadeira ou no sofá, pule ou suba e desça de uma cadeira, há muitas maneiras de introduzir a atividade física enquanto assiste à sua novela preferida ou a jogos de futebol. A regra de ouro é simplesmente manter-se em movimento. Certos estudos sugerem até que, mesmo enquanto está sentado, pode queimar até 350 calorias extras por dia.

Faça palavras cruzadas ou sudoku
Se você realmente não consegue encontrar energia para praticar desporto, aproveite a oportunidade para trabalhar outra área importante do seu corpo - o seu cérebro. Promover a sua saúde mental é tão importante quanto melhorar o seu bem-estar físico, e felizmente isso pode ser feito a partir do conforto do seu sofá. Uma investigação descobriu que a nossa participação frequente em atividades mentais estimulantes, pode reduzir o risco da doença de Alzheimer, por isso, em vez de ligar a TV ao chegar a casa depois de um dia de trabalho, dê ao seu cérebro um desafio e resolva um puzzle, um jogo de sudoku ou de palavras cruzadas, ou leia um livro.
Compre caixas de fruta
Nada mais aborrecido do que compilar listas de compras saudáveis. Você pode sentir que é uma perda de tempo e energia, preferindo que outra pessoa faça esse trabalho. No entanto, saiba que muitas frutarias e supermercados fazem entregas a casa dos seus clientes, de fruta da época e vegetais, tornando a vida mais fácil a quem não gosta de pôr o pé fora de sua porta. Alternativamente, para aquelas pessoas que querem poupar mais uns euros, várias empresas já oferecem a opção de entregar refeições saudáveis em regime take-away, ​​entregues diretamente em sua casa.

Vá para a pista de dança
Embora a ideia de treinar amedronte muitos preguiçosos, há muitas maneiras de se manter em forma sem sentir que é um trabalho chato e pesado. Se você luta para chegar a casa motivado depois de uma sessão de exercícios físicos no ginásio, opte um dia para sair à noite, em vez de um treino. Abanar o capacete numa discoteca é uma ótima maneira de entrar em forma, queimar calorias e tonificar e fortalecer o corpo. Mais importante, ao contrário do ginásio, a dança acaba por ser um treino divertido que não o vai deixar sentir-se aborrecido.
Complemente a sua dieta
Continua em baixo de forma? Tente complementar a sua dieta com suplementos de boa qualidade nutricional ou "superalimentos" como bagas de goji, pólen de abelha ou sementes de chia, por exemplo, que têm muitos nutrientes. Embora não sejam substitutos para um regime alimentar saudável, sempre ajudam naqueles dias em que as suas boas intenções de se manter saudável estão em cima. 

Durma bastante
Enquanto a preguiça seja, geralmente, considerada prejudicial para a sua saúde, quando se trata de dormir, você pode vingar-se. Uma investigação descobriu que uma boa noite de sono pode ajudar-nos a viver mais tempo, aumenta a nossa memória e reduz o stress, enquanto que se dormirmos menos menos do que cinco horas por noite, pode conduzir-nos a acidentes, aumento de peso e aumento do risco de doença cardíaca. Começar por uma boa noite de sono de oito horas regulares é uma forma barata e simples de aumentar a sua saúde.
Perca tempo a saborear as suas refeições
Se há algo em que ser preguiçoso é uma vantagem, é durante as refeições. Saborear lentamente e sem pressas as suas refeições, em vez de as ingerir à pressa, é uma ótima maneira de cuidar do seu sistema digestivo e também de ajudá-lo a perder peso. Ao comer mais devagar e dirigindo o foco no seu alimento, você poderá desfrutar e saborear mais e reduzir o risco de comer em demasia. Além disso, já que o seu corpo leva mais ou menos 20 minutos a registar a sensação de barriga cheia, ao comer mais devagar você vai-se sentir cheio em menos tempo. 

Depois de ler estas dicas, está à espera de quê? Comece a pô-las em prática, já! Boa sorte!

Comentários