12 sites para baixar e-books gratuitos legalmente

Oi pessoal, tudo bem? Estava atrás de alguma postagem legal e útil ao mesmo tempo, para por aqui no estena e achei um blog muito legal, o Fala Cultura, vi um post com uma lista de sites onde você baixa e-books gratuitos, entrei nos sites, baixei alguns, enfim, muito interessante, aqui vai a lista que eu peguei no Fala Cultura:

O site da Brasiliana USPdisponibiliza 3.000 livros para download gratuito, que incluem livros raros e manuscritos históricos, além de diversos clássicos. A ideia é que no futuro o acervo aumente para 25.000 livros.
Os prós: além do vasto acervo e do fato de estar tudo em português, o site é bonito e bem funcional, fácil de usar.
Os contras: não sei se vocês consideram isso um contra, mas o fato das obras serem livros reais digitalizados me incomoda um pouco. Outra coisa é a falta de alguns autores consagrados (como Machado de Assis), que ainda estão sendo incluídos.

O Feedbooks, como o próprio nome (algo como “livros-alimentação”, em inglês) sugere, é delicioso do começo ao fim. Seu slogan – “Comida para sua mente” – já entrega a utilidade do site, que traz obras em domínio público e novos também.
Os prós: o site é funcional; a formatação dos livros é particularmente agradável de ler; e, principalmente, permite que você escolha entre os clássicos (domínio público) ou inéditos (autores desconhecidos que disponibilizaram seus livros).
Os contras: primeiro, o site é inteiro em inglês e só oferece livros em inglês; o outro é que, se você simplesmente apertar o botão “Download”, o livro será baixado no formato epub, para Kindles e tablets. Para baixar em PDF, você deve clicar no nome do livro, e depois selecionar a opção PDF.

Iniciativa muito legal do Governo Federal, o site do Domínio Público reúne grande parte do material que já caiu em domínio público (passou tanto tempo da morte do autor que a família já perdeu parte dos direitos sobre a obra). O mais divertido é que o conteúdo inclui vídeos, músicas…
Os prós: o site tem um acervo muito vasto – dá pra encontrar de tudo, desde a obra completa de Machado de Assis, até tradução daDivina Comédia para o português.
Os contras: o site não é muito funcional; a formatação dos livros também não é particularmente atraente (apesar de não ser horrível…)

O site do Klick Educaçãooferece diversas obras literárias (bem como didáticas) para download. Basta correr até o site deles, e escolher o clássico que você quer ler. Em geral são autores brasileiros ou de língua portuguesa, cobrados na escola.
Os prós: o site é bem organizado e intuitivo de usar; não há grandes dificuldades para baixar os livros em PDF.
Os contras: a formatação é horrível de ler (as letras são muito próximas); não há uma grande variedade de livros – não chega a 50 o número de autores oferecidos.

O eBook Cult, menos focado nos clássicos e no domínio público, que reúne e-books de fontes diversas, oferece uma variedade de livros em diversas categorias – de artes a ciências políticas, passando por auto-ajuda e línguas estrangeiras.
Os prós: tem uma diversidade muito maior de autores e de livros – nele, você tem uma chance muito maior de encontrar autores diferentes dos sempre repetidos nos sites anteriores, já que ele não se limita aos livros em domínio público
Os contras: como o site consegue os livros de fontes múltiplas, muitas vezes não é possível fazerdownload do livro em PDF, apenas em outros formatos (esquisitos, muitas vezes)

CULTURA ACADÊMICA
Na verdade, o Cultura Acadêmica não é um site paradownload de livros literários, mas de livros voltados a estudiosos dos mais diversos assuntos. Algunsdownloads são pagos, mas muitos bons livros são disponibilizados gratuitamente (hora de fuçar!)
Os prós: como o site também comercializa os livros, evidentemente os disponibilizados para download gratuito servem de propaganda; assim, a diagramação deles é impecável e muito agradável de ler!
Os contras: para ter acesso aos downloads do material gratuito, é preciso realizar um cadastro no site

PLANET EBOOK
O Planet eBook é meu favorito – vale muito a pena para aqueles que lêem em inglês. Os títulos foram super bem escolhidos e têm um visual super caprichado, todos com as capinhas amarelas personalizadas do site (apesar de nem sempre a escolha da foto seja feliz).
Os prós: o site é organizado, a formatação dos livros é ideal, e a escolha dos livros é muito boa (alguns dos meus clássicos favoritos estão disponibilizados).
Os contras: todos os livros estão em inglês; são poucos os títulos disponíveis (em torno de 100, ao todo)

EUROPEANA
A Europeana é um projeto (ainda em fase beta) que disponibiliza em um só site recursos de museus, arquivos e bibliotecas de toda Europa. Esses arquivos incluem não somente livros, como sons, vídeos e imagens.
Os prós: o site é bem vasto, com muito material, e dá pra encontrar fontes em praticamente todas as línguas que você possa imaginar
Os contras: como existe muito material catalogado, especialmente encontrar uma coisa específica, sobretudo livros; outra desvantagem é a dificuldade de fazer download, já que o site remete você aos sites originais

COLEÇÃO APLAUSO – IMPRENSA OFICIAL
Se você gosta de cinema e teatro, o site da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, vai ser um achado na sua vida. O site disponibiliza toda a coleção – aqueles livrinhos simpáticos, pequenininhos, com biografias de atores e diretores, roteiros e ensaios – para download em PDF.
Os prós: os livros são exatamente iguais àqueles vendidos nas livrarias!
Os contras: o site não é dividido em categorias, então, se você quiser encontrar algo, vai ter que fuçar as várias páginas uma por uma, ou então usar o campo de busca à esquerda; só existem livros desse nicho específico, ou seja, se sua praia não é cinema nem teatro, nem bote seus pés virtuais nesse site

LUSOSOFIA
O simpático portal portuguêsLusoSofia – Biblioteca Online de Cultura e Filosofia, está recheado de teses, e também clássicos da literatura e da filosofia. Apesar do site não ser dos mais atraentes (de aparência), tem bons títulos, e uma formatação agradável.
Os prós: tem diversos bons títulos, vale a pena fuçar bem o site para procurar textos, principalmente para aqueles que gostam de filosofia; os livros são em um formato agradável de ler; é simples fazer o download
Os contras: não tem grande variedade

O site do Project Gutenberg disponibiliza mais de 33.000 mil livros paradownload gratuito. Se você não encontrou o livro que você queria em nenhum outro site,ou está aqui, ou em lugar nenhum.
Os prós: a variedade – tem de tudo no site do project Gutenberg; além disso, dá pra baixar nos formatos bons pra ler em iPhone (ok, esse pró só está valendo pro pessoal que tem  um iPhone…)
Os contras: eles não têm os livros em PDF (nãããããão!)… ou seja, contente-se com os formatos ePub, ou os podrecos tipo html ou .txt

UNIVERSIA LIVROS
O Universia Livros é uma iniciativa da Rede Universia - maior rede de cooperação universitária da América Latina, para incentivar a leitura, disponibilizando clássicos para download gratuito.
Os prós: o site é muito bem organizado, de fácil navegação; os livros estão todos com formatação padrão, com uma simpática capinha do Universia
Os contras: como é uma iniciativa nova, ainda tem poucos livros disponíveis; a página da rede informa que eles serão gradualmente colocados

Comentários

  1. ADEUS irmão! Vlw por tudo, vc vai ficar sempre nas minhas lembranças! Vai na fé irmão! Te amo mano!! ADEUS MegaUpload!!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa dica é o www.ebooksgratis.com.br

    ResponderExcluir
  3. Legalmente não tem graça!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. Ah! se você quiser dar uma olhada depois, visite o Projeto Democratização da Leitura.
    Além de fazerem digitalizações, eles também traduzem os mais variados tipos de livros.
    Vale a pena conferir! É uma verdadeira biblioteca virtual.
    www.portaldetonando.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!!!
Volte sempre!