As 10 invenções mais geeks de 2010

2010 foi realmente especial para os fãs de tecnologia e ciência. Muitos lançamentos e descobertas importantes aconteceram em diferentes áreas do conhecimento. Dê só uma olhada nas invenções que foram além do óbvio e brilharam em 2010:
10 – Trispecs, óculos multiuso
Imagine reunir, num mesmo dispositivo, o seu mp3, telefone, fone de ouvido e head-set wireless. Com apenas um botão, você pode sintonizar o que está procurando sem muito drama. Imaginou? Então agora coloque tudo isso em um pacote cheio de estilo, como… quem sabe… óculos escuros! Essa é a moral da história dos Trispecs, que permite juntar vários dos seus gadgets em um simples óculos moderninho. Você pode encontrá-los, em modelos masculinos e femininos, à venda nesse site.

9 – Scanner e teclado integrados
 Quando você pensa que já viu de tudo, vem alguém e cria algo como o Keyscan, um teclado, vamos dizer assim, “tunado”. Além das funções normais, o Keyscan vem com um scanner de alta precisão de cores integrado, que pode ser totalmente controlado por meio das teclas. Não é a primeira inovação nesse sentido: a mesma empresa também oferece um teclado com integração direta no iPod. 
8 – Caneta inteligente

É agora que o mundo vai abandonar de vez as canetas comuns. A Livescribe Pulse Smartpen é uma caneta com memória (de até 4 GB, por sinal): cada palavra escrita por ela é armazenada em um pequeno chip interno. Quando cansar de fazer anotações, basta acoplar o dispositivo ao computador para ter tudo transcrito – e convertido em PDF – no seu computador, sem trabalho nenhum. A Livescribe concorreu, este ano, a uma das categorias do Edison Awards, que premia destaques de inventores contemporâneos. Tá bom ou quer mais? 
7 -Recompute, o computador de papelão
 É, é isso mesmo! O Recomputer é uma CPU externa feita de papelão reciclado que tem capacidade de armazenar arquivos assim como um computador normal, além de rodar com o Windows 7. O Recomputer é um projeto de conclusão de curso desenvolvido por estudantes de Design da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, no fim de 2009, mas se tornou um produto comercializável apenas esse ano (e pode ser encontrado à venda nesse site aqui.) É ver para crer!
6 – KOR-fx, o ultrasensor para games
Criado pelo físico árabe Shahriar Afshar, o KOR-fx mais parece um fone de ouvido grandalhão. Contudo, ao ser colocado em cima do ombro do usuário durante uma partida de videogame, os resultados são incríveis. Por meio de ondas estéreo, o KOR-fx transmite vibrações sincronizadas com o que está se passando na tela, aumentando a jogabilidade do game e criando a sensação de que você está dentro da tela. Bem legal, né?
5 – Projetor de holograma 3D

Invenção da Sony, o aparelhinho é capaz de exibir imagens 3D em 360º. Por enquanto, é um dispositivo bem simples, como você vê aí na foto. Mas a ideia é que, nos próximos anos, o projetor possa ser útil tanto no desenvolvimento da medicina quanto em experiências para videogames e afins. A vida da Princesa Léia (e principalmente do R2-D2) vai ficar muito mais fácil agora…
4 – Foguetes individuais
Foram necessários 30 anos para que o inventor do Martin Jetpack, o inventor neozelandês Glenn Martin, finalmente ficasse satisfeito com o seu trabalho. Este propulsor tem dois motores de alta resistência, embora consuma muita energia e tenha tempo médio de 30 minutos com o tanque cheio. Mas sabe qual é a melhor parte dessa invenção genial? Ela pode começar a ser comercializada em 2011 pela bagatela de cem mil dólares. Já pode sonhar com o dia em que todo mundo vai voando para o trabalho?
3- O carro voador…
Desenvolvido por um grupo de pesquisadores do MIT, o Terrafugia Transition tem a intenção de redefinir o conceito de transporte moderno. O automóvel para duas pessoas é equipado com paraquedas e asas extensíveis, além de contar com potência de cem cavalos em terra firme. Pelo preço inicial de 200 mil dólares – e lançamento marcado para o ano que vem –, está mais barato do que muito carrão de marca por aí. Você encararia?
2 – …E o que faz tudo sozinho
É, tinha que ser coisa do Google. Em outubro deste ano, a empresa colocou sete carros controlados por robôs, com pouquíssima intervenção humana, para circular na rua. O resultado? Mais de 225 mil quilômetros rodados e apenas um leve acidente envolvendo um farol vermelho. O modelo do carro em questão, um Prius da Toyota, está sendo adaptado com câmeras, sensores e navegadores online (sintonizados no Google Maps, é claro) para não precisar de motorista durante a maior parte do percurso. Você toparia ser conduzido pelo seu próprio carro?
1 – A armadura do Homem de Ferro
Antes de fechar a lista com chave de ouro, sugiro que você respire fundo: alguns dos seus sonhos de infância podem se realizar nesse exato momento. O XOS 2 é uma “adaptação honesta”, como dizem seu criador, do uniforme de Tony Stark, o Homem de Ferro. Entre as funcionalidades heroicas que o dispositivo traz ao seu usuário, está a habilidade de manipular objetos de até noventa quilos sem esforço. Com a armadura, também fica bem mais fácil quebrar objetos. Raytheon Sarcos, o inventor, acredita que a máquina tem potencial para ser utilizada no exército, mas não a vê sendo comercializada nos próximos anos. Essa história não é meio familiar não, família Stark?


FONTE: Super Interessante.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!!!
Volte sempre!